sábado, 13 de abril de 2013

SUS É POPULAÇÃO SAUDAVEL

Com a chamada: SUS é população saudável e não a gestão de mercado da doença, a UMPS (União dos Movimentos Populares de Saúde) em conjunto com a Central de Movimentos Populares, foram as ruas no último 10 de abril em defesa do SUS e contra a privatização da saúde.
Nesse dia em especial, queremos exigir o cumprimento dos compromissos contidos no programa do governo Haddad na área da saúde, que foi construído com a participação de vários militantes da área, que acreditaram na mudança, principalmente quanto a recuperação da gestão pública do Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo.
Desde a criação do SUS, em 1998, até hoje, ainda lutamos pela completa implantação dessa política pública que tem a saúde como um direito de todos e dever do estado, é universal - para todos - e privilegia as ações de prevenção e promoção da saúde e a efetiva participação da sociedade.
A marca da administração anterior foi a transformação da saúde em mera mercadoria lucrativa, iludindo a população com o que há de mais atrasado na sociedade brasileira: o privatismo selvagem e predatório que faz do interesse privado a medida de todas as coisas, além de destruir os direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora.
Queremos que este governo, eleito democraticamente com o apoio dos movimentos sociais, populares e sindicais (setores que lutam, por uma saúde de qualidade para todos) cumpra os dispositivos da Constituição Federal de 1988. Assim, reafirmamos nossa disposição em continuar na luta, cobrando do gestor municipal os compromissos assumidos na campanha.
Por essas razões, nós dos movimentos populares e sociais, entidades, sindicatos e fóruns, reafirmamos, neste Dia Mundial da Saúde, nosso posicionamento em defesa do SUS 100% público e de qualidade; em defesa da primazia do estado na condução das políticas públicas, dos direitos sociais, pela efetivação das propostas aprovadas na 14ª Conferência Nacional da Saúde, pelo respeito aos instrumentos de controle social na saúde - os conselhos e conferências - na sua atuação sobre a qualidade e os custos dos serviços prestados; pela valorização dos trabalhadores da saúde.
A caminhada saiu da Praça Patriarca até a Camara Municipal de São Paulo, onde os manifestantes participaram de audiência na Comissão de Saúde da Camara, presidida pela vereadora Juliana Cardoso, e que contou com a presença de José de Filippi, Secretário de Saúde do governo Haddad, que reafirmou o compromisso do governo com a participação popular e a gestão pública do SUS.

MAIS UM DIA DE LUTA.
VIVA A CMP, VIVA A UMPS, VIVA A LUTA DO POVO BRASILEIRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário