sexta-feira, 5 de abril de 2013

LUTAR NÃO É CRIME


Hoje faz dois anos que os movimentos sociais e populares organizados em sua luta na defesa da inclusão dos excluídos ao acesso dos seus direitos, protagonizaram uma importante vitória contra a injustiça e a perseguição politica, a uma das Lideranças mais conhecidas do movimento popular: o companheiro GEGE.

No dia 05 de Abril de 2011 no Fórum Criminal da Barra Funda Gege foi Absolvido por unanimidade pelo tribunal do juri. Fato este tão relevante, onde até o promotor responsável pela sua acusação, em seu discurso final, antes mesmo do anuncio do veredito, não conseguiu sustentar a culpa do então acusado.

Este importante momento da história pode hoje ser lembrado, não somente por ser um fato recente, mais é um dia garantido pela LEI Nº 159 /2011 como sendo o Dia de Luta contra a Criminalização dos Movimentos Sociais de autoria do então vereador Chico Macena.

Hoje não será um dia para ser comemorado, pois as injustiças, perseguições e a violência contra os movimentos e lideranças não são motivos de comemoração, mais será um dia para nossas reflexões e combate a estes crimes que nos assola.


É recorrente criminalização dos movimentos. São mesmo frequentes acusações e processos criminais contra militantes dos movimentos sociais e populares, a grande maioria dela envolvendo ocupações de terras e imóveis de propriedade privada ou pública, sem cumprir sua função social, no campo e na cidade.
Com a CMP não é diferente, temos hoje vários companheiros sofrendo processos judiciais e, pelo menos um companheiro, ainda preso no Amazonas.
Mas o processo de criminalização dos movimentos que mais marcou a CMP foi, sem dúvida, o respondido pelo companheiro Gegê, membro da Coordenação Nacional, desde o III Congresso, em 2003. A ocorrência que gerou o processo contra Gegê é de 2002, mas os problemas decorrentes disso só começaram na prática em 2004, quando Gegê foi preso por quase 2 meses, só sendo libertado por meio de habeas corpus.
Estamos abrindo este rápido parênteses sobre a criminalização dos movimentos populares, com um exemplo concreto, para mostrar que isso prejudica sobremaneira o funcionamento e a ação politica dos movimentos. 


VIVA A LUTA POPULAR!!!!!

Um comentário:

  1. Viva a Luta Popular!
    Na campanha pela liberdade CMP/Triângulo Mineiro elaborou e desenvolveu um cinema CINE POPULAR GEGÊ para desenvolver a campanha pela liberdade do companheiro.

    Abraços
    Ronicley Araújo CMP/Triângulo

    ResponderExcluir