sábado, 30 de março de 2013

Congresso Baixada Santista



Em preparação ao Congresso Estadual da CMP, ocorreu neste dia 30 na cidade de Santos, no Sindicato dos Bancários, o Congresso Regional da Baixada Santista. Estiveram reunidos 60 militantes e lutadores do povo das cidades de Santos, Praia Grande, Bertioga, Guarujá e São Vicente. Estavam presentes, movimentos de moradia, comunitários, de população tradicional de pescadores, de mulheres.
Entre as principais discussões, teve destaque a violência contra a população negra, pobre e jovem,  com o relato de diversos assassinatos praticados por grupos de extermínio. Outro ponto a se destacar é a criminalização das comunidades mais carentes e tradicionais, com sua expulsão, da poluição das águas e natureza, a intensa especulação imobiliária, ambos fruto do advento da descoberta do pré-sal e da ampliação do porto de Santos, que vem trazendo a população de toda a baixada santista mais exclusão e expulsão destas de suas terras, casas e as privando de seu sustento.
Há de se destacar também o relato da companheira Margarida, que resgatou a luta da cidade de Santos, na época coordenada pela companheira Dora Sugimoto, onde foram coletadas milhares de assinaturas exigindo as terras da União, aos movimentos organizados de Santos, e com propriedade ela disse: Iniciamos esta luta com a CMP há 20 anos atras, e queremos enfim concretizar a conquista com a participação da CMP na articulação com a SPU e o poder público local.
No encerramento foi eleita a coordenação composta por 15 membros, tendo como coordenadora geral a companheira Mare de Bertioga, e a eleição da delegação de 20 delegados e 7 suplentes para o Congresso Estadual da CMP. Vamos a luta, articulando e construindo o movimento popular rumo ao V Congresso da Central de Movimentos Populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário