terça-feira, 21 de maio de 2013

CARTA ABERTA 31 DE MAIO

Muitos dirigentes e parceiros estão indagando qual a posição da CMP frente a atual conjuntura, e da necessidade de fazermos um documento nosso. Eis que já vinhamos alertando que a periferia esta reclamando mais direitos, que a violência esta a explodir rumo a barbarie, e que o melhor caminho pra a situação é a radicalização da democracia através de políticas públicas com participação popular. Aos que ainda acham que a CMP não tem posição, eis que temos uma de antes dos atos do dia 6 de junho ...  Boa divulgação!




31 DE MAIO - DIA NACIONAL DE LUTA POR POLITICAS PÚBLICAS COM PARTICIPAÇÃO POPULAR: CENTRAL É PRA LUTAR! UNINDO E CONSTRUINDO O MOVIMENTO POPULAR!

No marco dos 20 anos de fundação da Central de Movimentos Populares, e da organização de seu 5º Congresso Nacional - com o tema: “20 Anos de Lutas e Resistência Popular” em Memória a Francisca Trindade -, a CMP conclama para uma grande reflexão:

Nestes 20 anos o Brasil passou por grandes mudanças sócio-politico-econômicas.

Fomos às ruas para enfrentar e combater o projeto neoliberal liderado por FHC, que lançou profundas raízes de desigualdades na sociedade brasileira, parecendo quase impossível quebrar o padrão de pobreza presentes no campo e na cidade, fruto de um absurdo processo de concentração da terra e ausência da reforma urbana e agrária, do sucateamento das políticas públicas e da privatização de setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do país.

Mesmo nos governos Lula e Dilma, uma grande parte das forças neoliberais e conservadoras continuam no poder, defendendo os interesses das elites, do capital financeiro e industriaL, do setor imobiliário, do agro negócio, das PPPs (Parcerias Público Privadas).

Mesmo com a inversão dos padrões de consumo, de acesso ao crédito e dos programas sociais implantados nos governos Lula/Dilma, a cara da pobreza e da desigualdade em nossas periferias parecem não ceder, se por um lado é inegável o aumento do padrão de renda da tal chamada nova classe média, por outro lado vivenciamos um aumento de valores consumista, de visão individualista, racista, conservador, homofóbico, machista, e violento.

Na ausência de uma agenda que enfrente as elites e os meios de comunicação burgueses, ressurge o discurso conservador para defender o rebaixamento da maioridade penal, a pena de morte, somados a um aumento de ações violentas e assassinatos da policia contra a juventude nas periferias.

E vale ressaltar, que os jovens e adolescentes que Alckmin propõe deixar mais tempo nas prisões são fruto de 20 anos de governo do PSDB em São Paulo, e que para além dos crimes juvenis, a violência em São Paulo está a níveis insustentáveis, com destaque para o genocídio da juventude negra e pobre da periferia.

Neste cenário, a CMP, reafirma a certeza de que políticas públicas efetivas voltadas à educação, saúde, cultura e preparação e inserção no mundo do trabalho, são soluções concretas e obrigação do estado para com nosso povo, em especial a juventude.

Queremos ainda dizer não a transformação da saúde num mercado da doença, não ao sucateamento da saúde, para justificar a privatização desta. Defendemos o SUS 100% público e de qualidade; em defesa da primazia do estado na condução das políticas públicas, dos direitos sociais, assim como a valorização de todos os profissionais da saúde.

Diante desta agenda conservadora, e sob a hegemonia das elites, a Central de Movimentos Populares, convoca todos os lutadores e lutadoras do povo para resistir e lutar contra o avanço do capital, da especulação imobiliária, da privatização da saúde e das Parcerias Públicos Privadas como alternativa a substituição das obrigações do estado.

A CMP convoca todos e todas a lutar pelo direito à saúde, ao transporte público, barato e de qualidade, por moradia e educação, em combater todas as formas violência, em especial contra as mulheres, os idosos, os homossexuais, crianças, adolescentes e  jovens, em especial a juventude negra.

Neste dia 31 de maio, a Central de Movimentos Populares, reafirma seus princípios em defesa das políticas públicas com participação popular e em defesa da construção do Socialismo, como único modelo capaz de superar todas as formas de desigualdades sociais e diferenças de classe.



Viva CMP!  Viva o Socialismo!!  
Rumo ao 5º Congresso!!!

Um comentário:

  1. caro amigos(as) da CMP, assino em baixo desta, com todas as linhas, letras e vírgulas porém devemos lembrar q defendemos também a reforma política em nosso país e uma profunda revisão na nossa constituição arcaica, senão de nada adiantara a nossa luta se não o fizermos isto.
    caro amigo, gostaria muito de participar deste grande evento q é o congresso da CMP.

    ResponderExcluir