sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GRITO DOS EXCLUÍDOS DIA 7 DE SETEMBRO

Vida em primeiro lugar! 

Pela vida grita a TERRA... Por direitos, todos nós!!


A Central de Movimentos Populares - CMP, a Central Única dos Trabalhadores – CUT, a União dos Movimentos de Moradia de São Paulo - UMM, a Frente de Luta Pela Moradia – FLM, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM, a Marcha Mundial das Mulheres, os Sindicatos dos Servidores Municipais de São Paulo, e outras Entidades de luta dos Trabalhadores/as, e do conjunto dos diversos Movimentos Populares de Saúde, Moradia, Criança e Adolescente, Negritude, Mulheres, LGBTTs, entre outros, estão nas ruas neste dia do Grito dos Excluídos e Excluídas 2011, para Gritar: Vida em primeiro lugar! Pela vida grita a TERRA... Por direitos, todos nós.

Exigir mais recursos para as políticas sociais, melhores condições de trabalho e salários, e ainda, lutar contra a criminalização dos movimentos sociais e da pobreza e contra a homofobia, o racismo, toda forma de intolerância social e pelos direitos às tarifas sociais nos serviços essenciais.

O mundo está assistindo as massivas mobilizações sociais em Londres, na Espanha, na Grécia, no Chile, e nos diversos países do Oriente Médio, combinada com uma fortíssima repressão policial e massacres às manifestações pacíficas. Em Londres, jovens estão sendo presos e condenados por convocar manifestações pela internet. 

No Brasil o nosso grande embate é contra a violência, contra a pobreza, contra as remoções e a violação ao direito à moradia e à cidade, causados especialmente pelos mega projetos urbanos em função da Copa do Mundo de 2014, que vem colocando nas ruas milhares de pessoas nas cidades sedes,  em detrimento da especulação imobiliária e do lucro das grandes corporações.

Estamos gritando também em defesa da reforma urbana e agrária, em defesa do meio ambiente, contra a privatização do Sistema Único de Saúde – SUS-, contra a corrupção e apoiamos todas as medidas anticorrupção que visem moralizar a administração publica no âmbito  federal.

Estamos também nas ruas para denunciar a onda de criminalização contra os movimentos sociais e a pobreza, que visa intimidar e reprimir a atuação de lideranças dos movimentos sociais. O exemplo disso, é que existem, centenas de lideranças processadas ou criminalizadas ou mesmo sendo assassinadas em função de sua luta e defesa dos direitos humanos.

Outros temas que merecem o nosso grito e repúdio são: a homofobia, a intolerância social e a violência contra as mulheres. Os noticiários dão conta, que mais de 40% das mulheres afirmam já terem sofrido algum tipo de violência, estes números devem ser muito maiores, considerando que a cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência em nosso país. Exigimos a aplicação da Lei Maria da Penha e a urgente implantação de políticas públicas para as mulheres.  

Com relação à homofobia, no ano de 2010, mais de 260 pessoas foram mortas em decorrência de ataques contra LGBTTs, o que demonstra um aumento do preconceito e da escalada de ódio contra este seguimento da população. Exigimos o fim da violência!

Queremos ainda neste dia 07 de setembro de 2011, afirmar nosso apoio à luta da População em Situação de Rua, dos Idosos/as, das Pessoas com Deficiência, que lutam por cidades justas e acessíveis, e que defendem a Vida em Primeiro Lugar!! Neste momento que ... Pela vida grita a Terra... Por direitos todos nós!!! 

   São Paulo, 07 de Setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário