domingo, 3 de abril de 2011

LUTAR NÃO É CRIME... JULGAMENTO DO COMPANHEIRO GEGÊ


Gegê é uma das lideranças do Movimento de Moradia no Centro (MMC) e da Central de Movimentos Populares. Nesta segunda-feira (4), ele vai a júri popular e a CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES/SP conta com a presença dos companheiros (as) em solidariedade.
Militante de longas datas em movimentos populares conhecido por lutar em prol do direito à moradia e à cidade.
Veja alguns comentários em solidariedade ao companheiro:
"Conheço o Gegê há muitos anos. Conheço sua luta pelo direito à moradia e à cidade, sua incansável participação na formulação de políticas, nas denúncias de violações e nos difíceis embates que a defesa desses direitos tem significado no país.
Criminalizá-lo por sua participação nessas lutas é criminalizar os defensores desses direitos, é desqualificar sua importância para a construção de um país verdadeiramente democrático.
Como urbanista, como ativista dos direitos humanos, como Relatora, espero que seu julgamento seja justo e que Gegê fique definitivamente livre da acusação." 
Raquel Rolnik, professora da FAU-USP e relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada. 

"Gegê é uma liderança popular que tem dedicado sua vida a ajudar o povo a tomar consciência dos seus direitos de cidadania e a se organizar para lutar por eles.
Sou testemunha do seu trabalho generoso no movimento em defesa do direito à moradia na periferia pobre de são Paulo, onde ele atua de forma pacífica e democrática. É graças a movimentos como esse que os setores populares vêm conquistando políticas públicas de habitação que contribuem para diminuir o enorme déficit habitacional do país.
É inaceitável, portanto, que lideranças como Gegê sejam perseguidas e criminalizadas por ajudar o povo a se organizar e a lutar por seus direitos.
Quero manifestar, pois, meu integral apoio ao companheiro Gegê e repudiar a abominável injustiça de que tem sido vítima."
 Luiza Erundina de Sousa
Deputada Federal (PSB/SP)
 
“Longe de ser um criminoso, Gegê é um exemplo a ser seguido por todos aqueles que lutam contra as condições de miséria e opressão e incerteza em que vive a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras deste país. Sua luta é democrática e aponta caminhos concretos para que a humanidade siga adiante nesta ziguezagueante caminhada civilizatória.
Não está em jogo apenas a liberdade de Gegê e de todos os que lutam no presente, mas a própria possibilidade de nossos filhas e filhas viverem em um mundo melhor. Vejamos de que lado estarão os encarregados deste julgamento.” 
Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (PUC-SP).

Na Luta! Contra a Criminalização dos Movimentos...

2 comentários:

  1. Estamos nesta luta em defesa o companheiro Gegê e de todos os movimentos populares. Junior CMP- Comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gegê!!!! Você esta livre com a unanimidade de todos os jurados, as nossas orações ajudaram para que a justiça fosse feita. Vamos continuar na luta na defesa dos Movimentos Populares, conte comigo nesta luta.Junior-Campinas-SP

    ResponderExcluir