segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A região Noroeste do Estado na cidade de São José do Rio Preto,  abriu neste sábado 05/7, o primeiro Congresso Regional da CMP- Central de Movimentos Populares, que contou com a presença de lideranças e militância de sete municípios da região.

Neste Congresso a CMP reuniu lideranças populares, partidárias, sociais, sindicais e deputados estaduais, participaram das discussões sobre a realidade política e econômica da região, assim como a situação do país e do Estado de São Paulo.

Integraram o Congresso  representantes dos movimentos de mulheres, negros, saúde e educação vindos das cidades de São José do Rio Preto, Mirassolândia,Poloni,Guaraci,Altair, Onda Verde e Guapiaçu.

Estiveram presentes na atividade Ricardo representando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o coordenador geral da CMP estadual Raimundo Bonfim, o presidente do PT de São José do Rio Preto, Carlos Henrique e os deputados estaduais petistas Beth Sahão e João Paulo Rillo, além do coordenador regional da CUT Roberto.
  
Os trabalhos do Congresso foram conduzidos por Rodolfo, que foi reeleito coordenador regional da CMP Noroeste Paulista e, na ocasião, elegeu também nove membros da direção da CMP Noroeste.
Os participantes ainda escolheram  cinco delegados e ( as) que representarão a região no Congresso Estadual que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro. 

Nas discussões sobre a conjuntura foi apontada a necessidade dos movimentos buscarem unidade para enfrentar os ataques à classe trabalhadora, os movimentos populares e sociais e usarem instrumentos como a retomada do trabalho de base e formação política para preparar a sociedade para esta temporada de retrocessos e ataques aos direitos políticos e sociais.

Outro ponto destacado como importante para os movimentos é a eleição de Lula em 2018. Mas, de acordo com a avaliação dos militantes e lideranças, não basta eleger Lula é preciso avançar e promover reformas estruturais na dinâmica do país.

O Congresso de São José do Rio Preto foi o primeiro da jornada de oito encontros regionais que acontecerão durante o mês de agosto.

4 comentários: